O projeto


PROJETO IMPRENSA MIRIM


EMEB: Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel
Público alvo:  alunos participantes do Projeto Monitoria
Responsável: PAPE Naíra Oliveira
Duração: a partir do ano letivo de 2012

Justificativa:
As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) fazem cada vez mais parte do cotidiano escolar e não há como negar que estão intrinsecamente presentes  na vida de nossos alunos, nativos digitais. Ouvimos o tempo todo falar em práticas educativas que devam  extrapolar os muros da escola e as TDIC podem ser ferramentas que venham ao encontro dessa proposição a medida em que forem utilizadas para a divulgação de informações e saberes construídos que possam ter relevância para a comunidade escolar. O educador Ismar de Oliveira, idealizador de projetos e programas de capacitação de educadores em educomunicação, afirma que  “a educomunicação propõe trocas de informações, ou uma reflexão compartilhada, mediante um programa que permita o trabalho colaborativo”.  Assim, a relevância deste projeto está no fato de que desenvolver um projeto de imprensa mirim objetiva unir os campos educativo e comunicativo, sem esquecer que o foco principal está na ação dos alunos sobre uma questão de real importância, sempre pautados no princípio da colaboração.

Objetivos:
·        Utilizar recursos tecnológicos de maneira autônoma na produção e edição do conteúdo a ser divulgado no blog escolar;
·        Socializar conhecimentos e informações de interesse da comunidade escolar;
·        Utilizar procedimentos de pesquisa, consultando diversas fontes, selecionando, comparando e registrando informações relevantes;
·        Observar de maneira crítica como os meios de comunicação agem na sociedade e pautar os conteúdos produzidos para o blog escolar  em princípios éticos;
·        Adequar a linguagem utilizada, considerando o interlocutor nas diferentes situações comunicativas;
·        Formular perguntas pertinentes antes e durante entrevistas, ouvindo com atenção.

Conteúdos:
·        Elaboração de textos jornalísticos com assuntos de relevância para a comunidade escolar;
·        Divulgação e cobertura de eventos;
·        Postagem  quinzenal no blog escolar;
·        Uso de gravadores de voz (MP4, celular, netbook);
·        Edição de áudio (Audacity);
·        Fotografia (bastidores);
       Procedimentos de pesquisa.

Desenvolvimento:

  1.     Apresentação das orientações da SE134 para conteúdos do blog escolar, tendo como princípios essenciais que os conteúdos sejam de cunho educativo, sem propagandas ou conteúdos preconceituosos, religiosos ou políticos.
  2. Análise de público-alvo do blog escolar e levantamento de conteúdos relevantes;
  3.    Apresentação e discussão das possibilidades de trabalho (rádio, jornal mural, textos jornalísticos no blog) para definição do modo de divulgação de informações. Apenas um deles será priorizado num primeiro momento e isso será reavaliado ao longo do projeto.
  4.   Análise de entrevistas (vídeos): postura do entrevistador, linguagem utilizada, posição de microfone/gravador, pertinência das questões, como as questões são formuladas, etc.
  5.   Simulações de entrevistas entre os alunos para apreciação e análise, antes de realizar uma entrevista com um membro da comunidade escolar.
  6.  Reuniões quinzenais  ou mensais de pauta de conteúdo (de acordo com a demanda) , preferencialmente no horário de formação dos monitores. Tais reuniões deverão acontecer entre monitores e PAPE, assim como entre monitores, PAPE e equipe de gestão, de modo a garantir a cobertura e divulgação de eventos e assuntos importantes da Unidade Escolar. Nessas reuniões também poderão ser abordados eventos que ocorrerão na comunidade (para tal, os monitores deverão realizar pesquisas com fontes vivas e fontes escritas);
    Etapas após a escolha da rádio como projeto de trabalho:
 
      1. Estudar através de webquest postada no blog escolar o que é podcast e como produzi-lo.
      2. Exploração do gravador de voz do netbook educacional.
      3. Exploração do  software de edição de áudio Audacity e suas possibilidades. Tempestade de ideias de programas que podem ser criados para a rádio.
      4. Discussão das ideias levantadas no encontro anterior e sua viabilidade. Definição dos programas.
      5. Levantamento de sugestões e votação dos nomes para os programas escolhidos. Escolha de músicas para vinhetas. Gravação de vinhetas. Levantamento de sugestões para o nome da rádio e elaboração de enquete a ser postada no blog escolar para a escolha do nome da mesma.
      6. Definição dos âncoras dos programas: livre escolha dos alunos a partir da regra de que devem ficar, no mínimo, dois monitores fixos para apresentação do programa e os demais podem atuar como repórteres. Primeira reunião de pauta dos programas.
     7. Pesquisa, gravação e edição dos programas semanalmente durante os encontros formativos e entre uma turma e outra no laboratório durante a semana.
   

Avaliação:
Observação e discussão com os monitores dos seguintes aspectos:
  • Participação no trabalho em equipe, dificuldades e facilidades encontradas;
  •     Relevância dos assuntos propostos em reunião de pauta, considerando os princípios essenciais para postagens no blog escolar;
  •  Postura e respeito frente aos entrevistados;
  •  Adequação da linguagem às diferentes situações comunicativas;
  •   Frequência na monitoria;
  •    Utilização das TDIC: dificuldades e facilidades.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho e o grande incentivo a cultura do conhecimento que nosso País tanto precisa.
    Que vosso exemplo sirva de incentivo a outras escolas e profissionais da educação!!

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    1. Obrigada! Fiquei muito feliz com seu comentário é tenho certeza que as crianças também ficarão!

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