PROJETO IMPRENSA MIRIM
EMEB: Estudante Flamínio Araújo de Castro Rangel
Público alvo: alunos participantes do Projeto Monitoria
Responsável: PAPE
Naíra Oliveira
Duração: a partir do ano
letivo de 2012
Justificativa:
As tecnologias digitais da
informação e da comunicação (TDIC) fazem cada vez mais parte do cotidiano
escolar e não há como negar que estão intrinsecamente presentes na vida de nossos alunos, nativos digitais.
Ouvimos o tempo todo falar em práticas educativas que devam extrapolar os muros da escola e as TDIC podem
ser ferramentas que venham ao encontro dessa proposição a medida em que forem
utilizadas para a divulgação de informações e saberes construídos que possam
ter relevância para a comunidade escolar. O educador Ismar de Oliveira,
idealizador de projetos e programas de capacitação de educadores em
educomunicação, afirma que “a educomunicação propõe trocas de informações, ou uma reflexão
compartilhada, mediante um programa que permita o trabalho colaborativo”. Assim, a relevância deste projeto está no
fato de que desenvolver um projeto de imprensa mirim objetiva unir os
campos educativo e comunicativo, sem esquecer que o foco principal está na ação
dos alunos sobre uma questão de real importância, sempre pautados no princípio
da colaboração.
Objetivos:
·
Utilizar recursos tecnológicos de maneira
autônoma na produção e edição do conteúdo a ser divulgado no blog escolar;
·
Socializar conhecimentos e informações de
interesse da comunidade escolar;
·
Utilizar procedimentos de pesquisa, consultando
diversas fontes, selecionando, comparando e registrando informações relevantes;
·
Observar de maneira crítica como os meios de
comunicação agem na sociedade e pautar os conteúdos produzidos para o blog
escolar em princípios éticos;
·
Adequar a linguagem utilizada, considerando o
interlocutor nas diferentes situações comunicativas;
·
Formular perguntas pertinentes antes e durante
entrevistas, ouvindo com atenção.
Conteúdos:
·
Elaboração de textos jornalísticos com assuntos
de relevância para a comunidade escolar;
·
Divulgação e cobertura de eventos;
·
Postagem
quinzenal no blog escolar;
·
Uso de gravadores de voz (MP4, celular,
netbook);
·
Edição de áudio (Audacity);
·
Fotografia (bastidores);
Procedimentos de pesquisa.
Desenvolvimento:
- Apresentação das orientações da SE134 para conteúdos do blog escolar, tendo como princípios essenciais que os conteúdos sejam de cunho educativo, sem propagandas ou conteúdos preconceituosos, religiosos ou políticos.
- Análise de público-alvo do blog escolar e levantamento de conteúdos relevantes;
- Apresentação e discussão das possibilidades de trabalho (rádio, jornal mural, textos jornalísticos no blog) para definição do modo de divulgação de informações. Apenas um deles será priorizado num primeiro momento e isso será reavaliado ao longo do projeto.
- Análise de entrevistas (vídeos): postura do entrevistador, linguagem utilizada, posição de microfone/gravador, pertinência das questões, como as questões são formuladas, etc.
- Simulações de entrevistas entre os alunos para apreciação e análise, antes de realizar uma entrevista com um membro da comunidade escolar.
- Reuniões quinzenais ou mensais de pauta de conteúdo (de acordo com a demanda) , preferencialmente no horário de formação dos monitores. Tais reuniões deverão acontecer entre monitores e PAPE, assim como entre monitores, PAPE e equipe de gestão, de modo a garantir a cobertura e divulgação de eventos e assuntos importantes da Unidade Escolar. Nessas reuniões também poderão ser abordados eventos que ocorrerão na comunidade (para tal, os monitores deverão realizar pesquisas com fontes vivas e fontes escritas);
Etapas após a escolha da rádio como projeto de trabalho:
1. Estudar através de webquest postada no blog escolar o que é podcast e como produzi-lo.
2. Exploração do gravador de voz do netbook educacional.
3. Exploração do software de edição de áudio Audacity e suas possibilidades. Tempestade de ideias de programas que podem ser criados para a rádio.
4. Discussão das ideias levantadas no encontro anterior e sua viabilidade. Definição dos programas.
5. Levantamento de sugestões e votação dos nomes para os programas escolhidos. Escolha de músicas para vinhetas. Gravação de vinhetas. Levantamento de sugestões para o nome da rádio e elaboração de enquete a ser postada no blog escolar para a escolha do nome da mesma.
6. Definição dos âncoras dos programas: livre escolha dos alunos a partir da regra de que devem ficar, no mínimo, dois monitores fixos para apresentação do programa e os demais podem atuar como repórteres. Primeira reunião de pauta dos programas.
7. Pesquisa, gravação e edição dos programas semanalmente durante os encontros formativos e entre uma turma e outra no laboratório durante a semana.
1. Estudar através de webquest postada no blog escolar o que é podcast e como produzi-lo.
2. Exploração do gravador de voz do netbook educacional.
3. Exploração do software de edição de áudio Audacity e suas possibilidades. Tempestade de ideias de programas que podem ser criados para a rádio.
4. Discussão das ideias levantadas no encontro anterior e sua viabilidade. Definição dos programas.
5. Levantamento de sugestões e votação dos nomes para os programas escolhidos. Escolha de músicas para vinhetas. Gravação de vinhetas. Levantamento de sugestões para o nome da rádio e elaboração de enquete a ser postada no blog escolar para a escolha do nome da mesma.
6. Definição dos âncoras dos programas: livre escolha dos alunos a partir da regra de que devem ficar, no mínimo, dois monitores fixos para apresentação do programa e os demais podem atuar como repórteres. Primeira reunião de pauta dos programas.
7. Pesquisa, gravação e edição dos programas semanalmente durante os encontros formativos e entre uma turma e outra no laboratório durante a semana.
Avaliação:
Observação e discussão com os monitores dos seguintes
aspectos:
- Participação no trabalho em equipe, dificuldades e facilidades encontradas;
- Relevância dos assuntos propostos em reunião de pauta, considerando os princípios essenciais para postagens no blog escolar;
- Postura e respeito frente aos entrevistados;
- Adequação da linguagem às diferentes situações comunicativas;
- Frequência na monitoria;
- Utilização das TDIC: dificuldades e facilidades.
Parabéns pelo excelente trabalho e o grande incentivo a cultura do conhecimento que nosso País tanto precisa.
ResponderExcluirQue vosso exemplo sirva de incentivo a outras escolas e profissionais da educação!!
Obrigada! Fiquei muito feliz com seu comentário é tenho certeza que as crianças também ficarão!
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